
O Ministério dos Transportes e o Departamento de Transportes estadunidense anunciaram hoje, por meio dos seus domícilios virtuais oficiais, que na Quarta-feira, dia 26 de Abril, o Ministro dos Transportes, Ricardo D’Abreu assinou o Acordo Bilateral de Ceùs Abertos para o Serviço Aéreo com o seu homólogo norte-americano, Pete Buttigieg, nas instalações do Departamento de Transporte, especificamente, na Sala de Conferência Lincoln.

“Na ocasião, o Ministro dos Transportes sublinhou que a assinatura dos dois documentos
“representa mais um passo na consolidação de Angola no espaço aéreo mundial, sobretudo com o arranque do novo aeroporto internacional no horizonte”…
“Esta nova e moderna infraestrutura está alinhada com as melhores práticas tecnológicas internacionais e foi projectada para receber as maiores aeronaves, facto que também colocará Angola nas mais importantes rotas comerciais e turísticas dos Estados Unidos, ambas fundamentais para o desenvolvimento socio-económico do nosso País”, afirmou o Ministro angolano dos Transportes.

Por sua vez, o secretário de Estado dos Transportes norte-americano destacou a importância do Novo Aeroporto Internacional de Luanda “para o desenvolvimento da região subsaariana do continente africano e uma forte alavanca para o seu desenvolvimento”.
O comunicado refere que Pete Buttigieg apontou que:
“a grande aposta da política norte-americana nesta matéria assenta na segurança, conforto e experiência dos passageiros, seja ao nível do transporte aéreo, marítimo ou ferroviário, ou mesmo em pequenas coisas como locais de embarque. A distáncia entre os portos e, principalmente, o selo verde, ou seja, o tema das energias renováveis”.
“Mantenha-nos informados sobre quaisquer projectos que considere importantes, pois poderemos colocá-los no radar dos nossos investidores”, disse ele.
Segundo a nota, este acordo permitirá a oferta de uma ampla gama de opções de serviços, com preços inovadores e competitivo às companhias aéreas dos dois Países.