
O nùmero de acidentes aéreos fatais em todo o mundo diminuiu em 2022 em comparação com o ano anterior, informou a Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA) nesta terça-feira.
O relatório anual da IATA também mostrou uma redução no risco de fatalidade nos cinco anos 2018-2022, com cinco acidentes envolvendo a morte de passageiros e tripulantes ocorridos no ano passado.
Isso representa um declínio de sete e uma melhoria na média de cinco anos entre, disse a IATA. Entre as companhias aéreas membros da associação, apenas um acidente fatal foi registrado em 2022, resultando em 19 mortes.“Acidentes são raros na aviação.
Houve cinco acidentes fatais entre 32,2 milhões de vôos em 2022”, disse o director-geral da associação, Willie Walsh. “Isso nos diz que voar está entre as actividades mais seguras nas quais uma pessoa pode se envolver.
Mas, embora o risco de voar seja excepcionalmente baixo, não é isento de riscos.”A IATA também observou que, apesar da redução no número de acidentes fatais, o número de mortes aumentou de 121 em 2021 para 158 em 2022.