Queda de avião da Ethiopian Airlines em 2019 deveu-se a falha no software

A ministra dos Transportes da Etiópia anunciou, esta Sexta-feira, que investigadores etíopes confirmam no seu relatório final que uma falha no software de vôo é a causa da queda de um Boeing 737 MAX da Ethiopian Airlines em 2019.

Em 10 de Março de 2019, seis minutos após a descolagem de Adis Abeba, o vôo ET302 com destino a Nairobi caiu a sudeste da capital etíope, matando todos os 157 passageiros e tripulantes.

O acidente ocorreu menos de cinco meses depois, em condições semelhantes, da queda de um 737 MAX da empresa indonésia Lion Air, que provocou a morte de 189 pessoas.

As duas tragédias, que mergulharam a fabricante norte-americana de aeronaves Boeing na pior crise da sua história, evidenciaram uma falha no ‘software’ de controlo de vôo, o sistema MCAS anti-stall.

Num relatório preliminar, em Março de 2020, os investigadores etíopes já haviam apontado que o ‘design’ do sistema MCAS “o torna vulnerável a ativações indesejadas”.

“Consistente com o relatório preliminar”, o documento final confirmou que um sensor à esquerda da aeronave “falhou imediatamente após a descolagem, enviando dados errados para o sistema de controlo de vôo”, disse hoje a ministra Dagmawit Moges.

“Os dados errados acionaram o sistema MCAS, que repetidamente apontou o nariz da aeronave até que o piloto perdeu o controlo” da aeronave, continuou.

O relatório final deve ser divulgado nos próximos dias, acrescentou.

Após este segundo desastre aéreo em menos de cinco meses, a entrega e a produção do 737 MAX foram suspensas e todas as aeronaves existentes foram imobilizadas por 20 meses, antes de serem gradualmente autorizadas a voar novamente a partir do final de 2020, depois de correções introduzidas pela Boeing.

As companhias aéreas, incluindo a Ethiopian Airlines, devolveram em Fevereiro passado mais de 200 dessas aeronaves que estavam ao seu serviço.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers gostam disto: