
Em Outubro de 2022, o governo da Nigéria anunciou quais eram os seus licitantes preferenciais para três dos quatro aeroportos e terminais de carga aprovados para concessão no âmbito do Programa de Concessão de Aeroportos da Nigéria (NACP).
O Corporacion America Airports Consortium foi seleccionado como o licitante preferencial para o Aeroporto Internacional Nnamdi Azikiwe (NAIA) em Abuja e o Aeroporto Internacional Mallam Aminu Kano (MAKIA) em Kano. ENL Consortium foi anunciado como o licitante de reserva para NAIA, enquanto MAKIA não tem licitantes de reserva.
O consórcio TAV/NAHCO/Project Planet Limited (PPL) foi anunciado como o licitante selecionado para o Aeroporto Internacional Murtala Mohammed (MMIA) em Lagos com o Consórcio Sifax/Changi como licitante reserva.
Nenhum licitante preferencial ou reserva foi anunciado para o Aeroporto Internacional de Port Harcourt (PHIA) em Port Harcourt. Em Agosto de 2022, a Nigéria e o Israel finalizaram um acordo para iniciar vôos directos regulares entre os dois Países, o que fará com que ambas as nações obtenham benefícios mútuos.
A Nigéria é o país mais populoso de África, com mais de 200 milhões de pessoas. Estima-se que até 50% da população da Nigéria seja constituída de “cristãos” por etnia. Israel é bem conhecido como um destino atraente para os peregrinos, devido aos seus locais sagrados e pontos de referência que têm significado para várias religiões.
Isso se torna um arranjo atraente para ambos os países, pois os peregrinos da Nigéria podem viajar para Israel enquanto estimulam as viagens aéreas e novos pontos de conectividade aérea para a Nigéria. Em Outubro de 2022, o governo federal nigeriano aprovou a construção de uma nova instalação aeroportuária na região de Lekki-Epe, que deverá iniciar funções em 2023.
Enquanto, questões como a estratégia e o financiamento do aeroporto ainda precisam de ser resolvidas, o aeroporto será construído em 3.500 hectares de terra e estima-se que atenda um mínimo de cinco milhões de pessoas por ano.