
Uganda e Zimbábue lançaram os seus respectivos primeiros satélites, em 7 de novembro de 2022, na Estação Espacial Internacional para posterior implantação em órbita em data posterior. Os satélites, PearlAfricaSat-1 e ZimSat-1, lançados no Mid-Atlantic Regional Spaceport no Wallops Flight Facility da NASA nos serviços de reabastecimento de carga comercial Northrop Grumman (NG-18 Cygnus) para a ISS.
Falando no lançamento, o Coordenador da Agência Nacional Geoespacial e Espacial do Zimbábue (ZINGSA), Dr. Painos Gweme, os membros da tripulação da ISS irão implantar o ZIMSAT-1 no espaço através do módulo japonês KiboCUBE a bordo da ISS. “Será implantado no módulo KIBO; acontece duas ou três semanas após o lançamento, e agendamos para 21 de Novembro”, disse ele.
De acordo com o Space in Africa, o lançamento representa um marco que irá melhorar a exploração mineral e o monitoramento de riscos ambientais e secas. Da mesma forma, auxiliará no mapeamento de assentamentos humanos e surtos de doenças e entregará fotos com resolução de 20 metros para auxiliar nas análises de qualidade da água, fertilidade do solo, uso e cobertura da terra.
O lançamento do satélite resulta dos países beneficiários do projecto Joint Global Multi-Nations Birds Satellite, uma iniciativa da Agência Espacial Japonesa (JAXA) e do Instituto de Tecnologia Kyushu (Kyutech).
Um projecto universitário transfronteiriço, o BIRDS, oferece a estudantes de nações em desenvolvimento desenvolvimento prático de satélites, estabelecendo as bases para projectos de tecnologia espacial semelhantes em seus países de origem que podem levar a programas espaciais sustentáveis lá.
Como resultado, o BIRDS-5 realizará observações multiespectrais da Terra usando uma câmera comercial pronta para uso e demonstrará um instrumento de medição eletrónico de alta energia. Os dados estatísticos da coleta ajudarão a distinguir o solo nu de florestas e terras agrícolas e possivelmente indicará a qualidade do crescimento agrícola. Como resultado, pode ajudar a melhorar a vida dos cidadãos do Uganda e do Zimbábue.