
Angola lançou hoje o seu segundo satélite de comunicações, o Angosat-2, dia 12 de Outubro de 2022. O satélite foi lançado a bordo do foguete Proton-M Blok DM-03 no Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão.
É um veículo de lançamento pesado russo de quatro estágios derivado do veículo de lançamento soviético Proton. Em virtude do lançamento, Angola lançou agora dois satélites, elevando o total de África em 2022 para cinco e o total de lançamentos de satélite de África para 49.
O Angosat-2 foi desenvolvido na Rússia pela Reshetnev Information Satellite Systems Company, e a construção não tem custos novos para Angola devido ao pacote de seguros do contrato de USD 300 milhões do Angosat-1.
Segundo o director-geral do Gabinete Nacional de Gestão do Programa Espacial Angolano (GGPEN), Zolana João, o Angosat-2 será sete vezes mais rápido que o seu antecessor, pois o Angosat-1 era um satélite convencional, com um amplo feixe de comunicação, independentemente da localização.
Com isso, Angola pode minimizar o problema da exclusão digital, permitindo igual acesso de todos os angolanos aos benefícios oferecidos pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).
Os serviços vão cobrir todo o continente africano e uma parte significativa do sul da Europa em Banda C. O satélite também fornecerá cobertura “quase completa” da África Austral na Banda Ku.