
A indústria da aviação está a enfrentar uma grave escassez de pessoal qualificado em todo o mundo, dando origem a oportunidades de emprego lucrativas.
Avaliando reportagens globais e locais, o AngoAviação elaborou uma lista das seis vagas mais procuradas no sector da aviação no momento:
- MECÂNICA DE AERONAVES
Dois anos após a pandemia de Covid-19, o sector aéreo recuperou-se mais rápido do que o esperado, e um dos profissionais mais requisitados são os mecânicos de aeronaves.
A grave escassez de mecânicos levou a longos atrasos na manutenção das aeronaves, o que pode implicar vôos cancelados e um aumento nos preços das passagens.
- PILOTOS
Houve uma escassez global de pilotos desde o início da pandemia. O recém-lançado Pilot and Technician Outlook da Boeing previu que haverá uma demanda por mais de dois milhões de novos funcionários da aviação nos próximos 20 anos para apoiar com segurança a recuperação das viagens aéreas comerciais e atender ao crescente crescimento de longo prazo.
- DESPACHANTE OPERACIONAL DE VÔO
À medida que a indústria da aviação recupera-se de sua pior crise nos últimos tempos, as empresas do sector registaram um aumento na demanda por cursos de certificação de despachantes de vôo.
Os despachantes de vôo são responsáveis por garantir que todos os vôos operem com segurança e eficiência. Desde o planeamento de rotas de vôo até a vigilância das mudanças nas condições climáticas, as funções desses profissionais variam. Espera-se que a demanda por despachantes de vôo multiplique-se ao longo dos anos à medida que a indústria cresce.
- TRIPULAÇÃO DE CABINE
A escassez global de tripulantes de cabine foi um tópico de discussão no início do ano, quando causou cancelamentos de vôos e reagendamento por toda a Europa. Muitos comissários de bordo mudaram-se para outras indústrias durante a pandemia de Covid-19, resultando em uma grave escassez de tripulantes de cabine em todo o mundo.
De acordo com o Pilot and Technician Outlook da Boeing, há uma necessidade de quase 900.000 novos tripulantes de cabine nos próximos 20 anos
- ENGENHEIROS AERONÁUTICOS
De acordo com o Bureau of Labor Statistics dos EUA, o emprego de engenheiros aeroespaciais deve crescer 8% de 2020 a 2030.
Actualmente, não há profissionais suficientes para atender às necessidades do sector de aviação, e os chefes das companhias aéreas estão a oferecer pacotes de pagamento lucrativos para reter os engenheiros disponíveis.
- PROFISSIONAIS DA CADEIA DE COMERCIALIZAÇÃO
As interrupções na cadeia de comercialização, (devido à pandemia e à guerra) afectaram quase todos os sectores do mundo. Por isso, as empresas procuram empregar profissionais devidamente qualificados para apoiar o desenvolvimento das cadeias de comercialização.