
Nos Estados Unidos, um funcionário do aeroporto que sabia descolar, mas não aterrar, roubou um pequeno avião no Sábado e ameaçou colidir com um Walmart, circulando por cinco horas sobre Mississippians (residentes do Estado americano do Mississippi) nervosos antes de terminar o vôo em segurança em um campo de soja onde a polícia o prendeu.
Cory Wayne Patterson, 29, não se feriu após a ateeragem forçada logo após ter publicado uma mensagem de despedida para os seus pais e irmã no Facebook, disseram as autoridades em uma entrevista colectiva. A mensagem dizia que ele “nunca realmente quis machucar alguém”.
Depois de uma manhã ansiosa observando o caminho sinuoso do avião, o prefeito de Tupelo, Todd Jordan, chamou a resolução de “o melhor cenário”.
Ninguém ficou ferido.
Patterson foi contratado para abastecer aviões no Aeroporto Regional de Tupelo, dando-lhe acesso ao bimotor Beechcraft King Air C90A, disse o chefe de polícia John Quaka.
Não se soube imediatamente por que, pouco depois das 5 da manhã, o funcionário de 10 anos da Tupelo Aviation descolou no avião totalmente abastecido. Quinze minutos depois, Patterson ligou para um despachante do 911 do condado de Lee para dizer que planeava embater o avião em um Tupelo Walmart, disse Quaka. Oficiais evacuaram pessoas do Walmart e de uma loja de conveniência próxima.
“É mais provável que seja um crime de oportunidade”, disse Quaka, acrescentando que a torre do aeroporto não funciona até as 6h.
Jordan disse que Patterson entrou em contato com familiares durante o vôo. O prefeito disse que espera que Patterson “obtenha a ajuda de que precisa”.
“Desculpe a todos. Nunca quis realmente machucar ninguém. Eu amo os meus pais e a minha irmã, isso não é culpa sua. Adeus”, dizia a mensagem de Patterson no Facebook postada por volta das 9h30.
Peter Goelz, ex-director administrativo do National Transportation Safety Board, disse que a vulnerabilidade dos pequenos aeroportos, que atendem aviões pequenos e jatos corporativos, preocupa especialistas em segurança há anos.
“Se você tiver um piloto treinado que pode entrar e pegar um jato executivo, você tem uma arma bem letal”, disse ele.