
Um avião privado da Cessna caiu na costa da Letônia neste Domingo (4), afirmou o serviço de resgate da Suécia, após a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) ter enviado jatos para seguir o seu trajecto errático.
O Cessna 551, registrado na Áustria com o prefixo OE-FGR, descolou de Jerez, no sul da Espanha, de onde descolou às 15h56 (horário de Brasília) sem uma destinação determinada, segundo o site FlightRadar24.
Depois, seguiu em direcção aos Países Bálticos, passando perto da ilha sueca de Gotland. Às 20h37 (horário de Brasília), foi listado pelo website de acompanhamento de vôos perdendo velocidade e altitude rapidamente.
“Descobrimos que o avião caiu [no oceano] ao noroeste da cidade de Ventspils, na Letônia”, disse um porta-voz do serviço de resgate da Suécia. “Desapareceu do radar”.
Um helicóptero da força aérea da Lituânia foi enviado ao local da queda para uma operação de busca e resgate a pedido da vizinha Letônia, disse um porta-voz da Força Aérea lituana. O serviço de resgate sueco disse que eles haviam relatado que não havia ninguém visível no controle do avião da Cessna.
O jato era da missão de Policiamento Aéreo no Báltico da Otan, no campo aéreo de Amari, na Estônia, disse o porta-voz da Força Aérea da Lituânia à Reuters. A missão tem quatro jatos Eurofighter da Força Aérea da Alemanha, ainda segundo a organização.