
A transportadora portuguesa TAP Air Portugal vôou mais de 640.000 clientes em mais de 3.100 vôos entre a Europa e o Brasil durante o primeiro semestre de 2022, registrando assim um aumento maciço de 526% em relação ao ano anterior.
Um terço do mercado
O mercado entre Portugal e Brasil é disputado por três transportadoras, Azul Linhas Aéreas , LATAM Brasil e TAP Air Portugal. Estas companhias aéreas oferecem 94 vôos semanais entre os dois países em 13 rotas. Devido à pandemia do COVID-19, esse mercado foi profundamente impactado em 2020 e 2021, mas parece estar a “virar a esquina”.
Até agora, em 2022, a transportadora de bandeira portuguesa transportou mais de 640.000 clientes em mais de 3.100 vôos, conquistando quase um terço (28%) de toda a quota de mercado de todos os passageiros voados entre a Europa e o Brasil. O país sul-americano também é atendido pela Air Europa, Air France, ITA Airways ( a companhia aérea começou a voar o seu Airbus A350 para São Paulo há poucos dias), British Airways, Iberia, KLM, Lufthansa, SWISS e Turkish Airlines. São cerca de 222 voos semanais entre Brasil e Europa, sendo que a TAP opera 33% deles.
Durante o primeiro semestre de 2022, a TAP operou 3.129 voos e foi a terceira maior companhia aérea internacional em número de descolagens, representando um aumento maciço de 130% face ao mesmo período de 2021. Este verão, a TAP vai operar 76 voos por semana entre Portugal e o Brasil, o maior número de voos de uma companhia aérea estrangeira com destino ao Brasil.
Um mercado central
Ricardo Dinis, Country Manager da TAP para o Reino Unido e Irlanda, disse: “O Brasil é um mercado central para a TAP e, como principal companhia aérea internacional que liga a Europa ao Brasil, temos correspondido à crescente procura dos clientes com um aumento significativo de voos durante os últimos seis meses.”
Acrescentou que a popularidade de Portugal como porta de entrada para o Brasil continua a aumentar, e os 86% de capacidade da companhia aérea, em comparação com os voos pré-pandemia, é uma indicação de que a TAP está a aumentar a sua quota de mercado.
“Estamos atraindo cada vez mais clientes para nossos extensos destinos brasileiros, muitos dos quais somos a única transportadora europeia que oferece conexões transatlânticas. Com uma ampla rede de mais de noventa destinos em todo o mundo, o reforço contínuo das frequências transatlânticas da TAP é um forte sinal da nossa contínua recuperação”, afirmou Dinis.
A TAP liga a Europa a 11 cidades no Brasil a partir do seu hub de Lisboa, voando para São Paulo, Rio de Janeiro, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Natal, Maceió, Porto Alegre, Recife e Salvador. A companhia aérea também conecta o Porto com São Paulo e Rio de Janeiro.
Para servir estes mercados, a TAP Portugal utiliza as suas frotas Airbus A321neo, A330-200 e A330-900 , principalmente estas últimas.
Por exemplo, o narrowbody A321neo pode ser visto nas rotas de Lisboa a Belém e Natal. Essas duas cidades estão dentro do alcance de 4.000 milhas náuticas da aeronave de corredor único da Airbus.
A TAP implanta a sua frota Airbus A330-200 nas rotas de Lisboa a Brasília e Porto Alegre. Emprega seu novo A330-900, com capacidade para 298 passageiros, nas rotas de Lisboa a Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza, Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Recife e Salvador e do Porto ao Rio e São Paulo.