Morreu José Eduardo dos Santos! Onde será enterrado? (Uma análise ao serviço dos Transportes Aéreos Funerários)

De acordo com a informação a que a ANGOAVIAÇÃO teve acesso, José Eduardo dos Santos, 2.º Presidente de Angola, residente em Barcelona, no Reino da Espanha, faleceu vítima de doença.

Nesta altura, levanta-se a seguinte questão: onde será ele sepultado? Em Angola ou na Espanha?

Por esta razão, trazemos algumas informações referentes a transladação de restos mortais de um País para o outro, cientes também de que se José Eduardo dos Santos for sepultado em Angola, o processo de transporte aéreo funerário será facilitado devido a sua condição de ex-Chefe de Estado.

Para realizar o transporte aéreo de corpos e restos mortais é necessário cumprir a norma de segurança e controle sanitário criada pela entidade competente, exemplo: Agência Nacional de Vigilância Sanitária, de agora em diante denominado ANVISA, a fim de garantir toda segurança e não oferecer riscos à saúde de todos que estão a utilizar o mesmo vôo.

Hoje em dia é habitual uma companhia aérea convencional fazer o translado de corpos e restos mortais, em vôos domésticos ou internacionais no mesmo vôo com outros passageiros, este transporte é denominado pela maiorias das funerárias como “Transporte Aéreo Funerário” e pelas companhias aéreas é chamado de “Transporte de Restos Mortais”.

A norma da ANVISA estabelece obrigações no processo de conservação que cada corpo precisa receber, isso dependerá do tempo que durar todo o transporte, da data de falecimento até o sepultamento. Segundo a norma, somente os processos de formolização e de embalsamamento são considerados de conservação.

Existem proibições para o translado de corpos ou restos mortais em que a morte tenha sido causada por encefalite espongiforme, febre hemorrágica ou outra doença infecto-contagiosa desconhecida, (doenças fatais) considerada em eventos de saúde pública internacional e determinada pela Organização Mundial de Saúde ou pelo Ministério da Saúde. Para esses casos, será divulgada medida específica de controlo.

Como é feito o transporte aéreo funeral

Em caso de falecimento de um ente querido ou amigo, você deverá entrar em contacto com uma funerária de sua confiança para dar início ao processo de transporte. Primeiramente será necessário providenciar todas documentações e em seguida o transporte até o aeroporto onde o corpo será embarcado para o destino do funeral.

Chegando ao aeroporto de destino o carro funerário deverá retirar e encaminhar para o lugar que será realizado o sepultamento.

O tempo entre falecimento e sepultamento, e processo de conservação

TEMPOTIPO DE PROCEDIMENTO DE CONSERVAÇÃO
Menor que 48 horasO corpo do falecido precisará ser formolizado, que é um método de conservação de carácter temporário.
Maior que 48 horas:O corpo do falecido deverá ser embalsamado, este método de conservação tem o objectivo de promover sua conservação total e permanente
transporte aereo funerario

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers gostam disto: