Aeronave da TAAG fura fila de descolagem em aeroporto brasileiro

“Ele é irresponsável, muito irresponsável”, disse o piloto da Gol em discussão com o colega de profissão

Tudo começa no sequenciamento para a decolagesm de vários jactos, principalmente da GOL, no dia 20 de Outubro. A cena e a discussão na frequência de rádio foram captadas pelo canal SBGR Live, que mantém uma câmera 24 horas por dia apontada para o maior aeroporto do país.

O grande Boeing 777-300ER da TAAG Angola Airlines, é instruído a aguardar os aviões da GOL passarem para, depois, poder seguir para a pista de descolagem. Acontece que uma má interpretação acaba fazendo com que os pilotos africanos entendam que devem esperar apenas os dois primeiros jactos da GOL.

Com isso, o terceiro 737 da GOL acaba sendo ‘fechado’ e ultrapassado pelo avião angolano.

O piloto brasileiro, então, reclama com a Torre de Controle: “A sequência é o 737, Angola tá invadindo a frente aqui nossa”.

A controladora em seguida chama o TAAG para confirmar a sua posição, e ele já responde em inglês afirmando que a autorização era para entrar depois do avião da GOL. Respondendo em inglês, a controladora afirma que ele era o terceiro para descolagem e que acabou cometendo um erro.

Por fim, a controladora fala para o avião da GOL que o piloto do 777 entendeu errado o sequenciamento, e o piloto brasileiro sobe o tom e responde em inglês: “Irresponsável, bastante irresponsável”, afirmando sobre a atitude do angolano.

Rapidamente, o piloto da TAAG responde em bom português: “Não foi isso, o nosso avião foi instruído antes, vocês ainda não estavam ”, dando a entender que eles não tinham visto o terceiro 737.

O piloto da GOL corrige e fala: “Segundo GOL, segundo GOL”, destacando que existia outro avião da companhia brasileira em táxi. Para dar fim à discussão, a controladora pede para que os pilotos mantenham a frequência livre, limitando o seu uso para a comunicação necessária e padrão.

A fim de evitar confusões lingustícas, a coordenação de tráfego aéreo com vôos internacionais, mesmo de que países de mesma língua, é feita em inglês. Veja o vídeo da confusão na íntegra com a fonia:

“O Angola está invadindo a frente aqui nossa. Insegurança”, reclama o piloto da Gol em português.

Em inglês, o piloto angolano afirma que foi informado apenas para esperar os dois aviões da frente. A torre de controle informa então que o piloto do Boeing cometeu um engano.

“Infelizmente o Angola entendeu errado o sequenciamento”, diz a Torre de Controle.

Em seguida, o piloto da GOL critica o colega angolano:

“Ele é irresponsável, muito irresponsável”, argumenta.

O piloto da TAAG tenta explicar o equívoco, mas o piloto da GOL rebate e a torre intervém:

“Por gentileza, frequência da torre, mantenha a sequência livre”, diz a controladora de vôo para encerrar a discussão.

O vídeo do incidente

Respostas de 2 a “Aeronave da TAAG fura fila de descolagem em aeroporto brasileiro”

  1. Os incidentes estão previstos na aviação! Agora, urge trabalhar que situações do género ocorram novamente. Na aviação não existe a expressão “nunca” o que existe é ” e se” caso ocorra algo anormal, o que se deve fazer, que medidas tomar…

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers gostam disto: