
Com o objectivo de promover a cultura local, o Conselho Indiano de Relações Culturais (ICCR) solicitou ao Ministro da Aviação Civil de seu país que obrigasse as companhias aéreas e aeroportos do país a tocarem música indiana, relata o jornal indiano The Hindu.
Em sua carta, o ICCR recomendou tocar “música clássica indiana ou vocal leve e instrumental”, pois isso ajudaria muito no “fortalecimento da conexão emocional de nosso povo com nossas tradições civilizacionais na música e nas artes”.
O ministro não comentou a ideia, mas ressaltou a cultura de seu país, dizendo que: “A Índia tem uma rica herança musical, que desempenha um papel importante. Nossa história não tem apenas 300-400 anos, mas vários milhares de anos. Portanto, não será um exagero se eu disser que a Índia é uma incubadora para o mundo quando se trata de música. Mas em algum ponto da corrida pela modernidade, nossas artes antigas perderam o incentivo”.
O ICCR, na defesa de sua proposta, disse que vê que “as companhias aéreas da Índia muitas vezes tocam apenas música estrangeira, que ninguém pode curtir nem entender”. Por outro lado, o orgão entende que ao tocar música indiana, as empresas e aeroportos estarão a criar um vínculo mais forte com o povo.
A reacção à ideia foi positiva entre artistas, mas há quem defenda a liberdade das empresas de escolherem a forma como vão receber os seus passageiros e que, se querem usar músicas estrangeiras, isso deve ser respeitado.