
Um avião Airbus A321 da TAP, que cruzava o Atlântico rumo à Natal, acabou sendo desviado para a Ilha da Madeira por causa de uma bagagem.
O caso aconteceu ontém, 25 de Dezembro, quando o A321LR (versão de longo alcance do A321neo) de matrícula CS-TXA, decolou de Lisboa rumo à Natal, capital do Rio Grande do Norte. A aeronave sobrevoava as Ilhas Canárias quando foi desviada para o Aeroporto Cristiano Ronaldo, na Ilha da Madeira.
Reportes iniciais davam conta de que o A321LR tinha tido algum problema técnico ou alguma pessoa havia passado mal a bordo, forçando o desvio. Mas o problema fora outro, bem diferente dos rumores iniciais e bastante incomum: uma bagagem sem dono.
Segundo o reporte do Diário de Notícias, uma mala embarcou no avião sem que o passageiro tivesse embarcado, algo não aceite por questões de segurança da aviação. Não está claro porquê isso foi identificado após mais de 1 hora e meia depois da decolagem de Lisboa, mas o vôo acabou sendo desviado para a ilha portuguesa.
Uma hora após o pouso não-programado, o jacto decolou novamente e seguiu para Natal, retomando sua rota original. Veja abaixo o momento do desvio capturado pela plataforma de rastramento de vôos RadarBox.
