
A ITA Airways iniciou as suas operações em 15 de Outubro de 2021 com seu primeiro vôo AZ-1637 partindo de Milão para Bari. No mesmo dia, a companhia tornou-se um membro IATA. Agora, dois meses depois, a empresa é oficializada na associação. A cerimónia oficial de filiação foi realizada na sede da ITA, em Roma, no dia 6 de Dezembro.
“É um grande prazer receber a ITA Airways na família IATA. Tenho certeza de que a empresa vai desempenhar um papel activo e fundamental junto com a IATA, defendendo o reinício do Transporte Aéreo em Itália e Europa. Falo por mim e pelo resto da equipa quando digo que estamos ansiosos para fortalecer o trabalho colaborativo junto com a ITA Airways no futuro”, disse Rafael Schvartzman, Vice presidente regional da IATA para a Europa.
Actualmente, a empresa aérea possui 52 aeronaves (7 widebodies, 45 narrow bodies), a ITA espera crescer para 78 em 2022, com o gradual inclusão de aeronaves de nova geração que chegarão a mais de 75% até 2025, quando a frota total será composta de 105 aviões.
Assinou com a Delta
Nos últimos meses, a ITA Airways vem assinando diversos acordos de parceria, visando a compor uma rede mais forte. Nesta segunda-feira (20), chegou a vez da italiana firmar um acordo com a Delta para oferecer mais opções de vôos para clientes de ambas as companhias aéreas entre os EUA e a Itália.
A partir de quarta-feira, 22 de Dezembro, o código da ITA Airways será colocado em vôos operados pela Delta para um total de 92 destinos. Isso inclui vôos entre Roma e Atlanta, Boston, Detroit e Nova York, além de mais rotas selecionadas nos Estados Unidos, México e Canadá. Também na quarta-feira, a Delta colocará seu código em vôos operados pela ITA Airways para 33 destinos.
“A Itália é um destino importante para os clientes da Delta e este codeshare expande o nosso alcance e torna mais fácil para os nossos clientes saírem para o mundo”, disse Perry Cantarutti, vice-presidente sénior de alianças da Delta.
O acordo com a Delta ainda está sujeito a aprovações governamentais.