Cresce a onda de malfeitores que usam as redes sociais para criar falsos perfis em nome de figuras de renome.

O comandante Rui Carreira, actual administrador não-executivo da TAAG, manifestou-se preocupado com a situação. Com mais de dez contas falsas criadas com o seu nome, tendo a última sido usada para paquerar e burlar, sobretudo, mulheres, Rui Carreira usou a rede social Facebook para partilhar com os amigos o seguinte:
“Confesso que estou a ficar com medo, porque a situação é preocupante. Este assunto deve merecer um debate sério da sociedade civil e estas preocupações devem, também, ser levadas ao conhecimento das autoridades policiais.
O número de burlas e tentativas de burlas têm aumentado, utilizando como veículo as redes sociais.
O preocupante disto tudo é que o falso personagem é desconhecido e, depois da burla consumada, pura e simplesmente desaparece.
Mas o verdadeiro está aí, é conhecido e está exposto, podendo, como consequência, ser vítima fatal de uma retaliação de alguém que foi gravemente burlado e pretenda fazer justiça com as próprias mãos.
Numa sociedade cada vez mais violenta como se está a tornar a nossa, todo o cuidado é pouco. Tenho sido informado de graves burlas protagonizadas por desconhecidos em meu nome, utilizando fotografias minhas para convencer as pessoas.
Pelos vistos estão a fazer disto o seu ganha pão, aproveitando-se das necessidades e desespero das pessoas. Atenção! Não cair nestas tentações e exigir sempre encontros presenciais ou vídeo chamada quando o assunto envolver dinheiro”, alertou.