
Segundo dados da IATA, publicados na Infomoney, o impacto económico da Covid-19 na indústria do turismo foi sem precedentes: somente em 2020, gerou perda de US$ 94 bilhões no PIB da América Latina e Caribe, segundo os dados da IATA, Associação Internacional de Transporte Aéreo em português.
No Brasil, as atividades turísticas já somam um prejuízo de R$ 453 bilhões desde Março de 2020 até Outubro deste ano, segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
No mercado internacional, a demanda ainda está em 33% do que era em 2019, embora em Outubro tenha apresentado alta de 166%.
A IATA acredita nesta retoma, com base no aumento da confiança dos passageiros no transporte aéreo. Segundo uma pesquisa da associação feita em Outubro e divulgada nesta semana, 68% dos entrevistados acreditam que o risco de contaminação pelo COVID-19 em um vôo é baixo, 5% do registado na edição de Junho da pesquisa.
Ainda, 86% dos entrevistados afirmou que a companhia aérea requisitar vacinação de todos os passageiros à bordo traz mais confiança para viajar. A mesma percentagem de pessoas afirma que regras de reembolso transparentes e simples também influenciam na decisão de viajar.
Outro destaque é que 59% dos entrevistados consideram que a boa qualidade do ar dentro da aeronave é crucial, contra 52% na pesquisa de Junho.