Porque reduzir as emissões dos aeroportos é fundamental para a indústria da aviação

A redução das emissões nos aeroportos será fundamental para apoiar a indústria em seu caminho para o “valor líquido zero”, afirmam fontes da indústria.

Fala-se muito sobre o vôo com emissões líquidas Zero. Mas e as operações terrestres Net-Zero? Especialistas da indústria dizem que melhorar a eficiência operacional dos aeroportos não deve ser esquecido e que será um factor-chave para ajudar a indústria a atingir as suas metas gerais de emissões.

Quando se trata de gases de efeito estufa da indústria da aviação, a maior parte do foco está na redução das emissões de CO2 causadas pela queima de combustível de aviação – e com razão. As propriedades particulares do querosene são o que tornam a aviação um sector tão problemático para descarbonizar. No entanto, com os aeroportos a expandirem-se e a indústria configurada para continuar a crescer, o mesmo acontecerá com as emissões em todas as frentes, a menos que haja uma mudança significativa na abordagem do consumo de energia.

Tráfego terrestre mais eficiente

Falando no recente Future Flying Forum, o Dr. Ian Cruickshank, que é o Gestor do Grupo de Trabalho dos Transportes da United For Wildlife, falou sobre as várias maneiras pelas quais a eficiência nos aeroportos será essencial para ajudar a aviação a atingir suas metas líquidas de zero em meados do século. Isso inclui uma série de eficiências auxiliadas pelo avanço tecnológico que, por si só, não nos deixarão “nem perto” das emissões líquidas zero – mas juntas, farão toda a diferença.

O Dr. Cruickshank diz que medidas como, usar um rebocador elétrico para rebocar a aeronave até a pista em vez de gastar mais combustível fóssil são soluções fáceis que devemos ver mais nos próximos cinco anos. Enquanto isso, de preferência, os tempos de taxiamento devem ser reduzidos ao mínimo.

“Poderíamos ter aproximações directas e partidas directas em vez de sentar no chão e taxiar por 30 ou talvez 40 minutos. Talvez precisemos ser capazes de gerir o nosso tráfego terrestre com um pouco mais de cuidado para que possamos recuar e ir, quase imediatamente. ”

easyjet, Carbon Offsetting, Sustainability
Equipamentos elétricos de apoio no solo serão usados em uma extensão cada vez maior para ajudar a reduzir a emissão de carbono nos aeroportos.

Usando a tecnologia disponível

Outras áreas de foco devem ser o uso de energia sustentável em aeroportos, apoiado por esforços como a instalação de parques solares. A implementação da digestão anaeróbica pode permitir que os produtos de descanso do catering produzam combustível e eletricidade e ajudem a reduzir o desperdício. Todas essas são medidas em que a tecnologia existente poderia ajudar a reduzir a emissão de carbono num aeroporto.

SAS Norwegian Getty Arlanda
A Swedavia, que opera o Aeroporto Arlanda de Estocolmo, entre outros, é o primeiro grupo de aeroportos a atingir operações líquidas zero.

Energia limpa e barata é essencial

Muitos aeroportos já começaram a implementar estratégias para reduzir as emissões. Uma operadora que está a liderar o caminho é a Swedavia. No início deste ano, o grupo anunciou que havia alcançado emissões líquidas zero em todas as suas operações em seus dez aeroportos próprios, incluindo Estocolmo Arlanda e Gotemburgo Landvetter.

O Chefe de Meio Ambiente do grupo afirma que ter acesso a energia limpa e barata desempenha um papel importante para que os aeroportos possam descarbonizar as operações. Outros aeroportos na Espanha, Itália e Reino Unido começaram a colaborar com as principais companhias aéreas de baixo custo easyJet e Ryanair, para fazer simulações de operações terrestres livres de emissões de carbono.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers gostam disto: