
A Nigéria vai acolher o Evento de Negociação de Serviços Aéreos da Organização de Aviação Civil Internacional (ICAO) em 2022, após a consideração do país como um bom candidato no evento deste ano em Bogotá, Colômbia.
O Ministro da Aviação, Senador Hadi Sirika, ao aceitar a oferta, disse: “Gostaria de enviar pessoalmente as saudações do Senhor Presidente Muhammad Buhari a todos e especialmente ao Governo e ao povo da Colómbia.
“Em nome de nossa nação, a Nigéria, é mais do que uma honra sermos considerados um bom candidato para acolher o ICAN 2022.
“Aceitamos esta oferta e posso garantir que vocês terão um óptimo momento para ver a cultura, história, tradições, pessoas e lugares na Nigéria, assim como fizeram durante o Fórum Mundial de Aviação da ICAO (IWAF / 3) e o Workshop da ICAO sobre sistemas de aeronaves pilotadas remotamente (RPAS) à algum tempo atrás, na Nigéria”.
Elogiando a ICAO pelos eventos, ele disse “imagine viajar para 70 ou mais países negociando acordos de serviços aéreos e concluindo certos acordos. É uma ideia muito nobre da ICAO ter um balcão único para todos nós sentarmos aqui e compartilharmos visões comuns, negociarmos e, claro, chegarmos a acordos mútuos e entendimento para uma gestão eficaz da aviação civil em todo o mundo ” .
Sirika disse que a aviação civil está em uma situação difícil por causa da pandemia global (COVID 19) que o mundo enfrenta, mas como a tradição da aviação civil, ela sempre sobreviveu, citando a gripe espanhola, o 11 de Setembro e muitas outras pandemias.
Os eventos de negociação aérea da ICAO (ICAN) fornecem aos estados um ponto de encontro central para conduzir negociações ou consultas múltiplas e bilaterais (regionais e plurilaterais) de serviços aéreos.
Oferece um fórum para os participantes conhecerem as tendências actuais, discutirem e trocarem experiências, além de oferecer excelentes oportunidades de networking.
De acordo com a Sirika, a proposta de hospedagem do ICAN 2022 também destaca o perfil crescente da Nigéria no mundo da aviação.
Ele disse que o acolhimento da ICAN pelo país, vindo depois de sediar o IWAF / 3 e o Simpósio da ICAO sobre Sistemas de Aeronaves Pilotadas Remotamente (RPAS) é uma indicação clara da confiança da Organização na gestão da aviação da Nigéria e um elogio feito por aquele organismo mundial aos seus programas de reforma para o sector.
Ele reiterou que a confiança demonstrada pela ICAO pressionaria ainda mais o governo para a implementação plena e bem-sucedida do seu Plano para reestruturar o sector.