Autoridade de Aviação Civil da África do Sul proibiu a CemAir de voar em 2019 por ‘falha sistémica na manutenção’. Companhia recorreu e ganhou direito de operar

A South African Airways assinou um acordo de cooperação com a transportadora local e regional CemAir que estende o alcance da rede de rotas de ambas ás operadoras.
De acordo com a SAA, será oferecida aos clientes que usam ambas as companhias aéreas uma viagem multi-destino, uma experiência de check-in perfeita.
“As companhias aéreas de todo o mundo esforçam-se constantemente para obter eficiência, e o benefício para o cliente é que este acordo é conveniente e reduz o custo de reservar uma passagem em vez de duas passagens separadas. As tarifas serão emitidas em um itinerário e passagem, garantindo conectividade para mais de um destino. Ele também permite que os passageiros façam o check-in de suas bagagens entre os vôos de conexão das duas companhias aéreas sem passar por todo o processo de check-in novamente, afirmou o CEO interino da SAA, Thomas Kgokolo”
“Nos últimos anos, vimos a CemAir crescer e se tornar uma marca de aviação respeitada, com uma base de clientes fiel e crescente. Este arranjo interline permite conexão de programação de vôo e flexibilidade para passageiros sensíveis ao tempo. Ele também adiciona mais destinos à rede de rotas de ambas as companhias aéreas. Estas rotas adicionais não são servidas actualmente pela SAA e incluem Luanda, Durban, Hoedspruit, George, Kimberly, Bloemfontein, Plettenberg Bay, Margate, Sishen e Gqeberha. Estamos entusiasmados com a parceria com a CemAir ”, afirma Kgokolo.
Miles van der Molen, CEO da CemAir, disse: “Estamos entusiasmados com a parceria com a South African Airways, uma das companhias aéreas mais antigas do continente e uma marca conhecida talvez por todos os sul-africanos. Nossa parceria interline proporcionará economia e conveniência aos nossos clientes, pois os passageiros agora podem se conectar perfeitamente entre as duas redes em crescimento. À medida que continuamos a nossa expansão durante o período da Covid, percebemos agora mais do que nunca que as parcerias são a chave para nosso sucesso e trabalhar com a SAA não poderia ter vindo em melhor hora. Esperamos que este seja apenas o primeiro passo de uma parceria comercial que durará muitos anos. ”
Em 2019, a CemAir, que tem hub no aeroporto O. R. Tambo em Joanesburgo, foi impedida de operar pela Autoridade de Aviação Civil da África do Sul (SACAA) por “preocupações por falha sistêmica no controle de manutenção da companhia”.
A CemAir recorreu ao Comitê de Apelação da ‘SACAA’ e reconquistou o direito de “voar”.