
A nova variante de coronavírus que emergiu na África do Sul, denominada Omicron, leva a Europa, incluindo Rússia, e os Estados Unidos a suspender a entrada de estrangeiros provenientes do território sul-africano e de outros Estados vizinhos na África austral. Angola não foi abrangida pela longa lista de países da África austral que constam. As autoridades sanitárias holandesas isolaram 61 passageiros vindos da África do Sul, que testaram positivo a Covid-19, para analisar se as pessoas foram infectadas com a referida variante.
Vários países da Europa, incluindo a Grã-Bretanha e a Rússia, assim como também os Estados Unidos, a Austrália, o Brasil, a Austrália, Tailândia , o Canadá,e Arábia Saudita, decidiram aplicar restricções a viajantes vindos da África do Sul e de mais sete países da África austral, nomeadamente Moçambique, Lesoto, Zimbabwe, Namíbia, Malawi, Botswana e Eswatini (ex-Suazilândia).
O ministro da Saúde da África do Sul, Joe Phaahla, realçou que as restrições internacionais aplicadas a viajantes provenientes da África Austral, devido à nova variante se coronavírus, são “injustificadas“, “contraproducentes” e “draconianas“.